Baristas criam desenhos em café com Latte Art


24 de maio de 2013

Baristas criam desenhos em café com Latte Art

Com expresso e leite vaporizado, técnica produz imagens tanto na bebida quente quanto fria. O Dia Nacional do Café é comemorado em 24 de maio

Cínthia Fanin

Sou Agro - latteartweb 2

Rosetas, corações, tulipas, entre outras. Segundo Éder Ferreira, bicampeão brasileiro (2007-2009) de Latte Art – técnica de criar figuras na superfície de bebidas a base de café expresso –, essas são as imagens mais comuns feitas pelos baristas. “O desenho no café é feito a partir de duas técnicas: o free pour, ou pouring, quando o barista cria formas a partir da maneira com que derrama o leite sobre a xícara; e o sketching, ou grafismo, que usa calda e palitos para os desenhos.”. O profissional da área atua com diversos instrumentos: pitcher, tamper, polvilhador de chocolate, além de ferramentas com pontas finas.

Para dominar o free pour, treinar muito nunca é demais. Nesta etapa, o que determina o desenho é onde o barista derruba mais ou menos leite, mantendo sempre a xícara inclinada. No caso do grafismo, cremes de café, chocolate, caldas de vários tipos, canela e cravo em pó são sempre bem-vindos, e os desenhos podem ser formados com o uso de palitos. Éder conta que hoje o Latte Art não fica mais preso apenas ao café do cappuccino. “Os baristas reproduzem a técnica em chocolate quente e bebidas geladas com ou sem café. É preciso ter conhecimento técnico, pois só fazemos uma Latte Art perfeita com um café bem feito e leite bem vaporizado”, explica ele que mantém também os títulos de vice-campeão em Los Angeles, EUA (2007); 12° na Alemanha (2009); campeão do Desafio de Barista (2008) e da Capa Barista (2009).

Há quem goste de Latte Art e quem crie bebidas somente a base de café, que é o caso do barista Gilson Rodrigues. “Esta atividade é fantástica, pois ativa sua imaginação. Ajuda muito se a pessoa conhecer, pelo menos, o básico de gastronomia e de outras bebidas para, assim, fazer misturas com especiarias, teor alcóolico, frutas, sucos e geleias, por exemplo”, diz.

Refrigerante de café

Rodrigues tem ainda um caderno com mais de 30 receitas elaboradas por ele e uma delas é o Refreshing Coffee. O barista conta que a bebida foi produzida pela primeira vez em um lugar que trabalhou onde tinha disponíveis vários tipos de café. “Percebi que um dos grãos harmonizava com os ingredientes que tinha à disposição no momento [xarope de frutas vermelhas, gelo, refrigerante de limão]. E este café que escolhi tinha características frutais [frutas vermelhas e vinho]”, explica. Segundo Rodrigues, a aceitação do público foi muito boa e ao mesmo tempo curiosa porque, para ele, o brasileiro não está acostumado a misturar café com outros ingredientes e muito menos tomar a respectiva bebida gelada. 

Você sabia?

24 de maio é o Dia Nacional do Café. A data foi instituída pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) e marca o início da colheita da maior parte das regiões produtoras do País.

20,33 milhões de sacas foi o consumo registrado pela Abic de novembro de 2011 a outubro de 2012 em todo o território nacional. O número representa um acréscimo de 3,09% ante o mesmo período – novembro/2010 a outubro/2011) – que apontou 19,72 milhões de sacas. 

O Brasil é o maior produtor (1/3 da produção mundial) e exportador e o 2o maior consumidor de café do mundo.

2,5% e 3,0% são as estimativas de crescimento em volume projetadas pela Abic. O mesmo deve ser impulsionado pelas expectativas de retomada do vigor da economia brasileira, pela alta do poder de compra especialmente das classes B, C e D, com destaque para a renda e consumo nas regiões Nordeste e Centro Oeste.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: