Carnaval um culto aos orixás do candomblé


 

carnaval_cerimonia_do_candoble_um_culto_aos_ Orixas
Cerimonia do Candomblé representando os orixás, cena semelhante as vistas durante as festividades do carnaval

O carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Posteriormente, os gregos e romanos inseriram bebidas e práticas sexuais na festa, tornando-a intolerável aos olhos da Igreja. Com o passar do tempo, o carnaval passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica, o que ocorreu de fato em 590 d.C. Até então, o carnaval era uma festa condenada pela Igreja por suas realizações em canto e dança, que aos olhos cristãos eram atos pecaminosos.

Em 1545, durante o Concílio de Trento, o carnaval voltou a ser uma festa popular. Em aproximadamente 1723, o carnaval chegou ao Brasil sob influência europeia. Ocorria através de desfiles de pessoas fantasiadas e mascaradas.

O candomblé tem rituais, que são realizados ao ritmo de atabaques e cantos originalmente em idioma ioruba ou nagô, que variam conforme o orixá que está sendo cultuado. Com a vinda do candomblé para o Brasil pelos negros que vieram como escravos da África, o culto africano se tornou afro-brasileiro – e era encarado como bruxaria. Por isso era proibido e sua prática reprimida pelas autoridades policiais. Assim, os negros passaram a cultuar suas divindades e seguir seus costumes religiosos secretamente e transformaram as festividades do carnaval em uma celebração aos seus orixás num processo chamado de sincretismo religioso.

One response to this post.

  1. Posted by Tico on fevereiro 24, 2012 at 2:46 am

    O candomblé sobrevive até hoje porque não quer convencer as pessoas sobre a verdade absoluta, ao contrario das outras religiões. ” Pierre Verger”

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: