Erasmo de Roterdam (1466-1536) o iniciador do movimento de reforma na igreja medieval, sendo Martinho Lutero o executor.


 

 

Erasmo
Erasmo de Roterdam (1466-1536) é considerado por muitos historiadores como o iniciador do movimento de reforma na igreja medieval, sendo Martinho Lutero o executor. Entretanto, Erasmo, apesar de todas as suas críticas ao papismo e ao sistema eclesiástico romano, nunca rompeu com o papa e com o romanismo; apesar da simpatia que durante muito tempo expressou por Lutero e seu trabalho, nunca aderiu ao luteranismo.

Assim, Erasmo viveu uma reconhecida ambiguidade e, no dizer de Manuel Lasanta, padre anglicano livre espanhol, “o semeador de ventos teve medo da tempestade. Não é de estranhar que desde então Erasmo nunca tenha podido tirar de cima de si a fama de coração dividido. Inicialmente querido e admirado, terminou por ser visto com desconfiança em ambos os lados” (in: Del Dios desconocido al Dios Trinidad).

Diante disto, me lembro do dito de Jesus: “Assim, porque você é morno, nem frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca”. (Ap 3.16). É pra se pensar…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: