Corpus Christi


 

EM PORTUGAL e em outros países católicos, a procissão de Corpus Christi foi durante séculos um evento de grande pompa, a que compareciam reis e príncipes.     Corpus Christi é uma das grandes festas da Igreja Católica ocidental, celebrada na quinta-feira depois do domingo da Santíssima Trindade, para comemorar a instituição do sacramento da eucaristia. Suas origens remontam a 1246, quando o bispo de Liège, França, Robert de Torote, ordenou a celebração da festa em sua diocese, convencido pela prioresa de Mont Cornillon, que tivera uma visão.    

A festa foi oficializada em 1264, quando o papa Urbano IV deu ordem para que toda a igreja a celebrasse e encarregou santo Tomás de Aquino de compor o ofício litúrgico. Em 1311, o papa Clemente V confirmou a obrigatoriedade para toda a igreja.     A tradição mais característica da festa é a procissão com andores monumentais que atravessa ruas atapetadas de flores, acompanhada por milhares de fiéis.

FONTE: ©Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.

Observações – Corpus Christi é uma festa e nada tem a ver  com  o   Corpo de Cristo,  a Igreja, da qual  Cristo é cabeça:  “Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros” (Romanos 12.5); “E sujeitou todas as coisas debaixo dos seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche tudo em todos”  (Efésios 1.22-23).  Pr. Airton Evangelista da Costa

Anúncios

One response to this post.

  1. Posted by Rei Levesque on junho 21, 2011 at 11:07 pm

    Teu comentário é absurdo. Ainda que não tem sentido para você pessoalmente, sim tem para muitos no corpo de Cristo. Não se esqueça que todos somos partes diferentes dEle, e teu opinhão não muda isso. Tem cuidado julgando quem que é que está fora e adentro do Reino. Há um só Juiz.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: