OCULTISMO NA TORRE DE VIGIA das Testemunhas de Jeová


Por: Hélio Eduardo de Souza, pastor da Igreja Batista no Bairro Sapucaia, Baixo Guandu, ES


 A SOCIEDADE TORRE DE VIGIA, que lidera a obra das Testemunhas de Jeová no mundo inteiro, foi acusada de envolvimento com o ocultismo esotérico ao colocar certos desenhos ocultos nas gravuras de suas revistas e livros. O membro que fez tal acusação, o sr. Darek Barefoot, foi sumariamente desassociado (banido) do Salão do Reino e proibido de divulgar a sua descoberta. Todos os seus parentes que tomaram conhecimento de suas pesquisas também foram desassociados por não terem comunicado à Sociedade de antemão.

Entre as Testemunhas de Jeová prevalece um código de silêncio em que a Sociedade Torre de Vigia obriga os demais membros a cortarem relações com o membro desassociado do grupo, até mesmo negando-lhe a fala! Nem mesmo é permitido cumprimentá-lo! (A Sentinela l5.l2.81) Todas as Testemunhas de Jeová observam fielmente este “código” com medo de serem desassociadas. Desta forma, a Sociedade fica protegida e o assunto é esquecido. Outras vezes, ela publica em suas revistas matérias para alertar os seus membros a não darem ouvidos a boatos ou rumores infundados sobre ela. Foi assim com a revista “Despertai!” de 8.2.89, em que a Sociedade escreveu que era ridículo tal assunto sobre imagens ocultas em suas literaturas, e que os leitores não deveriam dar crédito a tais acusações. Desta forma encerrou o assunto. Contudo, em outra edição, procurando atacar a igreja católica e suas imagens de Maria, ela disse que uma “organização que assume um papel significante no mundo deve estar disposta a ser esmiuçada e criticada, e que os que criticam têm a obrigação de ser verdadeiros na apresentação dos fatos “ (V. “Despertai!” 22.l2.84 p. 28)

Mas, aplica a Sociedade Torre de Vigia este princípio a si mesma? (Romanos 2:21) Isto não parece acontecer; pois, ao escrever novamente sobre a igreja católica e suas imagens de mãe e filho da Virgem Maria, disse que “as similaridades com a deusa pagã Ísis são numerosas demais para serem meras coincidências”. ( Sentinela l.7.91, p. 7)

A fusão de imagens consiste num processo em que um desenhista habilidoso consegue executar um desenho principal sem que um outro secundário seja notado abertamente. Isto acontece ao se transformar o desenho secundário em rugas ou traços que confundem a visão do observador leigo. Assim, são colocados outros desenhos e certas letras esotéricas que transmitem idéias e ensinamentos herméticos.

Este artifício foi utilizado amplamente por escritores e pintores renascentistas para fugirem das críticas e perseguições da Igreja na época da escuridão religiosa. Pintores famosos, tais como: Leonardo Da Vince e Miguel Angelo usaram amplamente esses métodos em suas pinturas famosas. (Ex.: “A Última Ceia”, “A Criação do Mundo”, etc.) No Brasil, um escultor famoso, conhecido como “Aleijadinho”, usou muitos sinais cabalísticos para divulgar secretamente a sua identidade com a Maçonaria Templária, que era perseguida pela igreja católica naquela época. Esse escultor, mesmo trabalhando para a igreja católica, deixou suas “marcas maçônicas” em suas obras de arte. Até mesmo os nomes de seus “Onze Profetas” formam o seu nome, numa espécie de acróstico: “Aleijadinho”! Os dedos de alguns dos seus profetas estão dispostos de certa forma que lembra a letra “M” ( de Maçonaria), que era uma forma secreta de comunicação entre os maçons do século XVIII. Este código é usado amplamente pela Sociedade Torre de Vigia em suas ilustrações. Coincidência? Dificilmente poderia ser coincidência, já que as incidências são “numerosas demais”. Vejamos: Letras Esotéricas: “A”, “E”, “ES”

Essas letras são usadas por várias sociedades secretas e têm vários significados. Entre eles, podemos ver a letra “A” significando uma espécie de sociedade que prevaleceu no período Hippie: a “Sociedade Alternativa”. Representa também um talismã (pentáculo) onde o nome do portador é posto entre as pernas desta letra para sua proteção. Representa também o “pentagrama”, ou estrela de cinco pontas, que é o símbolo esotérico do homem perfeito e, de forma invertida, representa o diabo ou o homem decaído.

A letra “E” representa o mesmo pentagrama, pois é a Quinta (5) letra do alfabeto hebraico antigo e do alfabeto grego e latino! As letras “ES” ou “S E” juntas aparecem no “Manual de Magia” , de Papus, como representando o nome cabalístico do Sol. Também, entre os Dervixes, uma seita mágica dos muçulmanos, essas letras simbolizam o Deus Absoluto (En Soph ou “ES”) – Veja o livro ”Os Sufis”, da editora Cultrix.

Essas letras aparecem com certa freqüência em várias figuras que ilustram os livros e revistas da Sociedade Torre de Vigia. Elas podem ser vistas com certa facilidade em alguns desenhos, uma vez conhecido o seu segredo, ou seja, procurando-as entre o desenho principal!

About these ads

2 responses to this post.

  1. Posted by Ludimila on março 3, 2012 at 2:07 pm

    Boa Tarde!Sou uma Testemunha de Jeová e realmente nunca vi tal publicação onde conste esses desenhos gostaria que por favor me envie então uma copia scanneada por e mail, não me julgue errado mas acredito que se a definição do seu blog é”ESPAÇO EVANGÉLICO É UM BLOG DIRECIONADO A PESSOAS QUE QUEREM CONHECER E SABER MAIS DAS COISAS ESPIRITUAIS”você deveria publicar mais coisas edificantes a respeito de sua religião não criticas tentando difundir a imagem da religião dos outros,respeitosamente , você como pastor da Igreja Batista deve saber por exemplo que Henry Grew foi diácono na primeira igreja batista ao invés de tentar disseminar sua crenças dentro da igreja preferiu sair a aprofundar se em seus estudos e não questionar seus ensinamentos,como por exemplo observei que você publicou em uma outra pagina”as farsas da maçonaria”sinceramente não é porque não concordo com tal ensinamento ou religião que vou expô-la ou critica-la, ninguém é obrigado a concordar mas é sim obrigado a respeitar…E essa questão de desenhos pode ser mal interpretada ate mesmo pelo fato de vocês usarem um “peixe” como representação, vi também que peixe foi usado como sinal secreto de fé na antiguidade,mas se você fizer uma pesquisa avançada vera que peixes esta relacionado a Dagom que é um demônio… então analise bem os fatos antes de sair publicando qualquer coisa por ai…e por favor Sr.pastor Helio,Testemunha de Jeová não é seita é religião crista não trinitária explicando não somos a favor da trindade então vai estudar um pouco mais antes de sair criticando qualquer religião….

    Responder

  2. Posted by nilson noronha on dezembro 16, 2012 at 12:52 pm

    Um dia helio eduardo voçe quiz brigar comigo na porta da minha irmã e eu não era testemunha de Jeová, pelo seu comportamento agresivo eu lhe disse que voçe não era testemunha de Jeová e nunca foi e nunca seria eu tinha razão não tinha, eu sei muito bem porque voçe foi dessasociado e ve se para de blasfemar o nome do verdadeiro Deus que um dia voçe aceitou como seu verdadeiroDeus. para de ser apostata se voce não sabe vou te lembrar satanas o diabo quer dizer opositor mentiroso. Cuidada do com o dia da ira de Jeová. va cuidar da vida e espere um dia voçe vai se arrepender

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 2.010 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: