É CORRETO VENERAR MARIA? VAMOS TIRAR AS DÚVIDAS


Culto a Maria:
A Bíblia cita muitas passagens que esclarecem qualquer dúvida sobre este assunto, mas vamos nos ater a apenas algumas delas para não ocupar muito espaço. Para sabermos se é correto venerar Maria, mãe de Jesus, é preciso conhecer melhor quem é Jesus e quem é Maria. Para isso vamos consultar a Bíblia.
DIVISAO 1 – QUEM É JESUS?
 
a): JESUS É UM SER DIVINO.
Em João 1:1-3 lemos:
"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus."
Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. A vida estava nele e a vida era a luz dos homens."
Este texto mostra três coisas importantes para o nosso entendimento:
1) Jesus esteve presente na criação do universo junto com DEUS. (e o Verbo estava com DEUS), (convém lembrar que Maria só veio a existir a 2000 anos atrás).
2) Jesus é Divino (e o Verbo era DEUS)

B) JESUS, É O FILHO DE DEUS

Em João 3:10 diz
“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna .”
Este versículo narra que Jesus é filho de DEUS, ou seja, é um Ser Divino. Maria e José foram apenas pais humanos temporários, não eram divinos. Também em nossos dias existem homens e mulheres de qualidades semelhantes à José e Maria, mas que também precisam a alcançar a graça da Salvação, por meio de Jesus, para ter a vida eterna com DEUS.
Os versículos abaixo confirmam a divindade de Jesus
João 2:16 e disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai casa de negócio.
João 14:2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.
João 5:37 diz: O Pai, que me enviou, esse mesmo é que tem dado testemunho de mim. Jamais tendes ouvido a sua voz, nem visto a sua forma.
a) Sendo Jesus filho de DEUS, tendo sua existência por toda a eternidade, não pode ficar limitado a pais terrenos José e Maria., que só vieram a existir, talvez, há muitos milhões de anos depois.
b) A palavra unigênito, significa único, portanto Jesus, é o único filho legitimo de DEUS. Maria teve uma família grande de filhos e filhas. Em Mateus 13:55-56 diz: "Não é este o filho do carpinteiro? Não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos, Tiago, José, Simão e Judas? Não vivem entre nós todas as suas irmãs?"
Note prezado leitor, que desde os tempos antigos a profecia bíblica já apresentava as qualidades de Jesus, porém nada se fala a respeito de Maria.
Isaias 9:6 diz: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; “
DIVISÃO 2 – QUEM É MARIA?
Podemos afirmar que Maria foi uma jovem de extraordinárias qualidades, que vivia uma vida santificada, bem como José, um rapaz integro, irrepreensível, de bom caráter. Esse casal foi agraciado para receber Jesus, o filho único de DEUS, que deixou a sua glória divina, e veio em forma humana para salvar a humanidade.
O QUE JESUS FALOU DE MARIA?
Lucas 11:27-28.
“Ora, aconteceu que, ao dizer Jesus estas palavras, uma mulher, que estava entre a multidão, exclamou e disse-lhe: Bem-aventurada aquela que te concebeu, e os seios que te amamentaram! Ele, porém, respondeu: Antes, bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam!”
Jesus com isto deu mais importância aos fiéis que obedecem à palavra de DEUS do que a própria Maria.Venerar à Maria por ser sua mãe? Elogiar a Maria por ser sua mãe? Jesus não aceitou isso, pelo contrário, disse que feliz é àquele que ouve e pratica a palavra de DEUS.
Mateus 12:46-50, Marcos 3:31-35
“Falava ainda Jesus ao povo, e eis que sua mãe e seus irmãos estavam do lado de fora, procurando falar-lhe. E alguém lhe disse: Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar-te. Porém ele respondeu ao que lhe trouxera o aviso: Quem é minha mãe e quem são meus irmãos? E, estendendo a mão para os discípulos, disse: Eis minha mãe e meus irmãos. Porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu  irmão, irmã e mãe.”
Aqui Jesus aponta para os discípulos mostrando a importância de quem faz a vontade DEUS, ou seja, Jesus não veio para exaltar Maria e José como seus pais terrenos e passageiros e nem aos demais irmãos. Jesus demonstrou carinho, respeito e amor por seus pais e irmãos, mas não os reverenciava, porque eram humanos e pecadores como qualquer outro que precisa de um novo nascimento para herdar a vida eterna (João 3).
Jesus embora estivesse na forma humana era um Ser divino. O DEUS filho.
João 19:25-27 
"E junto à cruz estavam a mãe de Jesus, e a irmã dela, e Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena. Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: Mulher, eis aí teu filho. Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. Dessa hora em diante, o discípulo a tomou para casa.”
Jesus junto à cruz, carinhosamente dá a entender a João, que assistisse sua mãe humana, porque, muito provavelmente, José já havia morrido. Seus irmãos e irmãs, alguns talvez já tivessem casado e formado família.
Lucas 2:42-50 “Quando ele atingiu os doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume da festa. Terminados os dias da festa, ao regressarem, permaneceu o menino Jesus em Jerusalém, sem que seus pais o soubessem. Pensando, porém, estar ele entre os companheiros de viagem, foram caminho de um dia e, então, passaram a procurá-lo entre os parentes e os conhecidos; e, não o tendo encontrado, voltaram a Jerusalém à sua procura. Três dias depois, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. E todos os que o ouviam muito se admiravam da sua inteligência e das suas respostas. 48 Logo que seus pais o viram, ficaram maravilhados; e sua mãe lhe disse: Filho, por que fizeste assim conosco? Teu pai e eu, aflitos, estamos à tua procura. Ele lhes respondeu: Por que me procuráveis? Não sabíeis que me cumpria estar na casa de meu Pai? Não compreenderam, porém, as palavras que lhes dissera.”
Jesus neste texto, aos 12 anos, afirmara que a sua casa era outra e que seu Pai também era outro. Os seus pais humanos não entenderam o que Jesus disse, porque Jesus referia-se ao seu pai verdadeiro, DEUS ÚNICO.
DIVISAO 3 – MARIA É MULHER?
A Bíblia nos mostra que no céu não há homens nem mulheres. São seres celestiais, assexuados, são semelhantes (parecidos) aos anjos em diversas classes (serafins, querubins etc) , não procriam. Portanto não se pode chamar Maria de mãe, porque no céu a vida é em espírito, e após a ressurreição o novo corpo não poderá ser nem de homem nem de mulher. O corpo após a ressurreição será diferente em sua estrutura, será perfeito e imortal. Veja o que diz os versículos abaixo:
Mateus 22:30 “Porque, na ressurreição, nem casam, nem se dão em casamento; são, porém, como os anjos no céu”.
Lucas 20:34-36 “ Então lhes acrescentou Jesus: Os filhos deste mundo casam-se e dão-se em casamento; mas os que são havidos por dignos de alcançar a era vindoura e a ressurreição dentre os mortos não casam, nem se dão em casamento. Pois não podem mais morrer, porque são iguais aos anjos e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição."
1 Coríntios 15:50 Isto afirmo, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.
CONCLUSÃO – À DIVINA TRINDADE, DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO.
A NOSSA ÚNICA REVERÊNCIA
Filipenses 2:5-11 Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si Mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.     
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: