PODE UM EVANGÉLICO SER SUPERSTICIOSO?


Pastor Telmo Noé Emerich

Eu tenho visto como uma certa indignação pessoas que se dizem evangélicas agarrando-se em coisas ao invés de se agarrarem em Deus. Se antigamente combatia as superstições eram combatidas, falando que as mesmas eram práticas condenadas por Deus, hoje, para algumas pessoas, isso é algo normal. A diferença é a roupagem. Coloca-se uma roupa dita evangélica, então, está tudo bem. Há quem deposite a sua fé em óleos santos, fitinhas abençoadas, água do Rio Jordão, etc. Há quem deposite a sua fé em correntes de oração, em práticas espirituais as mais diversas. Será que é nessas coisas que devemos colocar a nossa fé?

Devemos lembrar do primeiro mandamento dado por Deus: que nós não devemos ter outros deuses (Êxodo 20.3). Quando a nossa confiança passa para algum objeto ou para alguma prática espiritual está havendo um desvirtuamento da fé.

Nesse sentido, até mesmo a Bíblia pode ser mal utilizada. Quantas pessoas têm esse livro aberto na sua casa e na sua loja como um amuleto de proteção. Acham que Deus vai guardar, vai proteger se a mesma assim se encontrar. Ora, quem pode nos proteger é Deus e não a Bíblia! Transferir a nossa fé para o livro chamado Bíblia é bibliolatria! Apesar de ser um livro maravilhoso, de ser a Palavra de Deus, de ser o nosso guia espiritual, a gente tem que dizer: Este livro não nos protege, não nos abençoa. Quem pode nos abençoar e proteger é Deus. Este livro nos guia a depositarmos nossa fé de forma incondicional apenas nAquele bendito Senhor que por ela nos é revelado.

Eu quero deixar claro que os símbolos são muito importantes: a água, o óleo, a vela, o altar, o livro Bíblia, a cruz, etc. São elementos que nos auxiliam a compreender e até vivenciar a nossa fé. Carecemos de símbolos! Não há nada de errado com os mesmos, muito pelo contrário. O que há de errado, muitas vezes, é aquilo que é feito com os símbolos. Quando depositamos nossa fé nessas coisas é que caímos no erro. A nossa fé deve estar depositada apenas no trino Deus: no Pai, em Jesus e no Espírito Santo. Que dessa forma creiamos no Senhor e utilizemos sabiamente os símbolos. Amém.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: